Dois óbitos são de Herval d’Oeste

11 de abril de 2021

O boletim Covid deste sábado, 10, trouxe a informação que três óbitos foram registrados.

Segundo os dados, duas mortes são de moradores de Herval d’Oeste e um de Capinzal. Não há dados mais detalhados sobre às vítimas.

Confira o boletim:

HUST recebe respiradores para habilitar cinco novos leitos de UTI na ala Covid

O Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba, recebeu nesta sexta-feira, 09, cinco respiradores que vão possibilitar a ampliação de cinco leitos de UTI na ala Covid do Hospital. Além dos respiradores, o HUST recebeu 5 monitores e 25 bombas de infusão. A entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira e contou com a presença de autoridades da região.

Ainda não há uma data exata para esses equipamentos entrarem em funcionamento, pois precisam passar por uma avaliação e uma calibração técnica para estarem aptos para o uso, além disso, espaço da Ala Covid precisa ser adequado para esses novos cincos leitos.

Segundo o diretor geral do HUST, Alciomar Marin, esse é um momento muito especial para o Hospital e toda a região que aguardava o recebimento desses respiradores para que houvesse a ampliação dos leitos. “Estaremos agora adequando a ala Covid com camas, toda estrutura de oxigênio para dar a condição de receber os pacientes. Esses novos leitos não resolvem toda a problemática, mas eles vem para auxiliar na demanda que cresceu muito nos últimos meses, então importante ressaltar para que a população continue se cuidando, cumprindo todas as normas para que possamos amenizar essa situação gravíssima”, diz.

Ainda segundo Marim, com a chegada dos respiradores, agora é necessário que os municípios da região da AMMOC, disponibilizam 15 profissionais da saúde, que irão auxiliar na demanda do HUST.

“Desde o começo a condição era de que os municípios da região disponibilizassem recursos humanos para que pudéssemos dar condição de novos cinco leitos. Agora aguardamos também por esses profissionais e ressaltamos que esses técnicos não vão atuar na ala Covid, mas em outras demandas do hospital, e os profissionais que já atuam no HUST que estão capacitados serão remanejados para a ala Covid”.

De acordo com o prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini a luta foi bastante grande para chegar a essa conquista. “O Hospital já havia se proposto a ampliação desses leitos ainda em março e através de algumas reuniões conseguimos receber esses equipamentos. Hoje então estamos entregando esses respiradores e esperamos poder dar um maior suporte a população de Joaçaba e região”, diz.

Mais Acessadas

Carregando...