No ranking anterior a esse (2017), Joaçaba estava na 35º colocação, apresentando, um aumento considerável na geração de riquezas.

11 de maio de 2021

No último ranking divulgado pelo IBGE em 2021, o município de Joaçaba subiu 7 posições, estando na 28º colocação dos municípios com maior PIB – Produto Interno Bruto em Santa Catarina de 2018. No ranking anterior a esse (2017), Joaçaba estava na 35º colocação, apresentando dessa forma, um aumento considerável na geração de riquezas. O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma economia durante um ano e ajuda a avaliar se a economia está crescendo e se o padrão de vida está melhorando. Quem coleta esses dados é o IBGE, que faz a divulgação sempre de dois anos atrás ao atual.

Outro dado importante que demonstra uma recuperação econômica mesmo com a pandemia, é que atualmente o município apresenta o segundo melhor resultado entre os 30 municípios com maiores PIB do estado, em crescimento na arrecadação de tributos federais e estaduais. Com um crescimento de 9,5 % no primeiro quadrimestre de 2021, está apenas atrás de Balneário Camboriú. Além disso, Joaçaba também está mantendo o crescimento em empregos, pois no 1º quadrimestre de 2021, está com um saldo positivo de 240 empregos, entre demitidos e admitidos.

Para o prefeito Dioclésio Ragnini, mesmo Joaçaba tendo pouco mais de 30 mil habitantes, é uma cidade com um grande potencial econômico. “Nosso município é um grande produtor de riquezas, o que comprova isso são os índices de arrecadação e PIB que encontramos atualmente. Mesmo tendo pouco mais de 30 mil habitantes e ocupando a 48º colocação na lista de municípios de Santa Catarina por população, apresenta o segundo melhor índice de crescimento de arrecadação em tributos federais e estaduais no primeiro quadrimestre de 2021. E isso, é uma alegria muito grande para nós, pois demonstra que estamos no caminho certo e Joaçaba está se desenvolvendo”, falou o prefeito Dioclésio Ragnini.

Mais Acessadas

Carregando...